quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sobre o Desfralde


Abre um parêntese: Será que eu conseguiei postar o que eu tentar escrever aqui??? Porque sinceramente estou tentando postar sobre o desfralde desde semana passada e não consigo... tá uma loucura isso aqui meu povo!!!

Demos início oficialmente ao desfralde! Até então quando eu estava em casa deixava Dudu de cueca e ficava pentelhando a idéia da criança para fazer xixi no penico. Às vezes ele fazia no penico, às vezes deixava escapar, mas na mesma hora pedia para limpar. Sinceramente eu não sei se é o momento certo, mas ele pede para usar cuecas, avisa quando está fazendo xixi e avisa quando fez cocô. Fora que o verão está chegando e Dudu é muito calorento. Então que terça-feira (dia 12) eu mandei um recadinho para a creche informando que em casa Dudu estava ficando de cuecas até a hora de dormir e recebemos uma circular dando inicio ao processo de desfralde também na creche. Comprei algumas cuecas, mas ainda preciso de mais porque eles pedem 6 cuecas e 5 shorts por dia...afff! E desde então Dudu já vai sem fraldas, suja no máximo 3 cuecas e só usa a fralda noturna, e esta amanhanhece seca e ele costumava enche-la após a mamadeira da manhã.

E o que me preocupa no momento?
Dudu está prendendo demais o xixi, cocô então nem se fala, tanto que cocô em casa ele só faz na cueca quando não se aguenta mais e é um chororô para limpar e ele não aceita sentar no vaso de jeito algum;
O xixi tinha começado no penico, foram dias de correria e muito pano de chão, tanto que retiramos todo o tapete de eva que cobria o chão do quarto do filhote porque por mais que eu limpasse já estava ficando com cheiro desagradável. E desde ontem tivemos uma evolução muito grande: Dudu está fazendo xixi em pé no vaso sanitário e sua mira já está mega eficiente.
Hoje de manhã ele me chamava gritando pelo xixi e quando eu disse que ele poderia fazer na fralda noturna como é de costume depois da mamadeira ela disse que não faz mais xixi na fralda, tirou a fralda e correu para fazer no vaso e fez bonitinho. E sempre que a coisa funciona comemoramos, batemos palma e ele fica super feliz.
 
Sei que cada dia será uma conquista e que o caminho é longo e trabalhoso. Estou muito preocupada com o lado emocional dele, procuro me manter calma e paciente, quando rola escape digo que é normal e terato de limpá-lo e limpar o local até porque ele mesmo fica incomodado e pede para limpar logo que escapa. Liguei para a creche para saber se ele tinha conseguido fazer o cocê e ele já fez 2 vezes, uma escapou mas a outra ele fez direitinho no vaso. E isso me tranquiliza, pois o fato de na creche ele acompanhar a evolução dos outros amigos, ver que é normal escapar e conseguir fazer direito passa pra ele e para nós pais uma certa segurança.

 


Então que perto de completar seus 3 aninhos Dudu está crescendo mais e mais!!!

Beijos!!!

Um comentário:

  1. Amiga, por aqui o desfralde está sendo tão tranquilo, valeu a pena esperar o tempo dele. Claro que a pressão foi demais, principalmente pelas avós/tias que insistiam que ele devia ter sido desfraldado com um ano. Hoje ele está 100% sem fralda durante o dia, mas usa pra dormir e pro cocô. Ele se recusa terminantemente a fazer cocô no vaso ou penico. Estou buscando paciência, afinal, ninguém que eu conheço usou até os 18 anos rsrs. Tudo tem seu tempo, e essa fase faz parte do crescimento deles. Não deve doer, nem ser traumático, tem que ser natural.

    Beijo

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho: