sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O post tão adiado


Oi Filho,

Sem sombras de dúvida esse foi o post mais adiado e talvez por isso eu não tenha postado a semana toda. Fora que faz um tempo que não escrevo algo direcionado a você. Mas preciso confessar que esse blog foi criado e escrito para você, claro que troco recadinhos com pessoas amadas, mas ele é seu, é nosso!!!

As últimas semanas têm sido de muita reflexão, respiração e atitudes... você não está fácil!!! Eu li sobre o tal "terrible two" e passei a culpá-lo pelo seu comportamento ultimamente. Você está levadíssimo, delicioso como sempre, manda beijos deliciosos, mas seus momentos de fúria estão intensos... os seus brinquedos estão servindo apenas para os atos de arremesso e brincar mesmo você escolhe a gaveta de DVDs, o armário da cozinha, as gavetas de roupas da mamãe e isso não é legal filho... penso mil coisas... que devo deixar afinal você não tem muito espaço para gastar sua energia e também penso que tavez você ainda seja pequeno para entender que ali não pode e não é brinquedo... mas ao mesmo tempo vejo em você um menininho bem esperto que sabe bem onde deve e onde não deve mexer... e fico sem saber como agir.

Essa semana, enqualnto estávamos na cozinha e eu preparava seu mingau, sua nebulização e os remedinhos da homeopatia, você ficou tão furioso por eu não ter deixado você brincar com as coisas de dentro da geladeira (olha isso!!!) que simplesmente pegou todos os pacotes de biscoiteos que deixamos na fruteira e arremessou contra a parede... e eu escutava os biscoitos quebrando e a minha vontade era de gritar!!! Mas eu respirei fundo, olhei nos seus olhos séria e disse que você não deveria fazer aquilo porque estava quebrando nossos biscoitos e você me deu um tapa no rosto que doeu a alma... como doeu!!! Fiquei em choque, sem saber o que fazer, com vontade de chorar e virar a criança e ganhar colo, mas a minha realidade não era essa. Pensei que revidar o tapa seria te mostrar que violência resolve os problemas da vida e tive medo que mediante a minha atitude você fosse resolver os problemas com os amiguinhos da creche na base do tapa e eu não quero isso pra você, meu filho. Quero que você tenha educação, respeito, amor ao próximo... e foi aí que eu te peguei e o coloquei dentro de seu cercadinho e tirei todos os brinquedos. Falei que você não pode bater em ninguém, falei de respeito e educação (mesmo que você ainda não entenda eu precisava falar) e expliquei que você ficaria ali sozinho para ter a chance de pensar na sua atitude e porque eu achava necessário que nós dois esfriássemos a cabeça. Na hora funcinou: você ficou lá um tempinho e enquanto isso eu acabei de preparar as coisas que você interrompeu com seu ataque e quando tirrei você de lá expliquei o porquê com carinho, nos abraçamos e seguimos a vida.

Ontem enquanto eu fazia as unhas no salão, conversei com uma colega que tem uma filhinha um pouco mais velha que você e ela me explicou que botar de castigo não é legal, pois a criança se sente punida. Quem explicou isso foi uma psicóloga e ela reparou que a filha quando fazia algo que julgava errado já ia sozinha para o castigo, já pedia desculpas para não ficar muito tempo por lá e além disso que passou a dar esporro nas bonecas e colocar de castigo como a mãe fazia com ela... afff!!! Quando ouvi isso o que eu pensava ser o melhor não era mais e hoje estou sem saber como agir mediante seus ataques de fúria e sua agressividade.

O que procurei fazer essasemana foi ler, pesquisei na internet, li que isso é normal na fase em que a criança não sabe lidar com sentimentos frustrantes e que nós pais precisamos diferenciar os ataques... quando for manha por querer algo que não é devido devemos desprezar o ataque e chamar atenção para outra coisa e quando o ataque for de carência precisamos dar o carinho necessário. 

Ô coisa difícil esse lance de educar... até porque nós pais precisamos equilibrar o educar e o amar... e ainda conto com a ajuda da minha inimiga principal que é a minha culpa. Ela que me persegue do acordar para ir trabalhar quando você ainda dorme ao adormecer compartilhando a cama com você, pois sei que é gostoso demais mas não exercita sua independência como pessoa. Então o amar dormir a noite toda tranquila e com suas bochechinhas bem perto poderá atrapalhar o seu futuro... oi??? Pois é, psicólogos, terapeutas, pais determinados e mães com força de vontade para ficar no vai e vem da noite garantem que sim! 

E essa culpa me assombra mais ainda, tanto que demorei a escrever com vergonha do que está contecendo, por medo de estar errando, de ser ausente ou algo do tipo, mas do fundo do meu coração não é assim que me sinto. Eu te amo loucamente, respiro amor, preocupação, admiração e saudade de você... Fico aqui no trabalho mostrando as fotos, contando as novidades. Na hora do almoço compro seus remedinhos e coisinhas... e quando chegamos em casa fazemos tudo juntos, muito agarrão, muita farra, muitos nãos, carinhos, esporros, novidades, gargalhadas e nesse meio tempo eu cuido de você!!! Você sabe que sou sua mãe, esboça o mamamama quando o bicho pega, quando quer colo, mas 99% me chama de TIA. No começo levei na brincadeira, procurei pensar que seria normal afinal você fica 8 horas chamando a tia ao invés de mamãe, mas agora está doendo... tô sofrendo e sem saber o que fazer para mudar isso. Toda vez que você lança um TIA eu respondo porque não quero deixar você sem retorno, mas já responde que não é tia e sim mamãe. Você parece não ligar ou não quer ligar... e continua com o tia!

Mas eu sou sua mãe, fique barrigudona e já te amava... sonhei com você desde antes da gravidez, meu filho menino! Sinto o amor incondicional e confesso que preferia que você não me chamasse de nada, mas me chamar de tia está machucando. Tudo bem, pode ser sinal que as tias da creche são tão cuidadosas e carinhosas quanto eu e o tempo com elas predomina o tempo comigo, mas filho... me chama de mamãe vai???

E já pensei em conversar com a psicóloga da creche, em pedir colo, mas sinto vergonha e medo do que eu possa ouvir. Pesquisei no google sobre filhos que chamam a mãe de tia e sabe o que eu achei? Nada. Será que isso só aconteceu comigo??? 

Quero deixar claro que isso foi um desabafo, eu precisava e se não registrasse isso o blog não teria mais o porquê, afinal aqui é pra isso... registrar os nossos momentos, sejam bons ou ruins... até porque a única certeza que tenho meio a esse turbilhão é que alguma lição tiraremos disso, ou então darei muitas risadas quando ler esse post daqui há algum tempo, talvez cansada por escutar você gritar: ô manhê toda hora do dia...rsrsrs... ô glória!!! Mas isso nem abala o que tenho com você, esse amor puro, gratuito e dedicado... continuo a te amar, a cuidar das suas roupas, da mochila da creche, a te ensinar a arrumar os brinquedos antes de dormir, a ter a maior paciência no chororô das nebulizações, a me deliciar com seus beijos e suas gracinhas... adoro tudo, cada momento ao seu lado!!!

Estou aqui e estarei sempre te amando e vivendo a delícia de crescer com você!!! Ahhh... e esperando ansiosamente ser chamada de mamãe!!!

Dudu com chapéu de abelha na festa do dia das crianças na creche

Que o nosso final de semana seja repleto de saúde e alegrias!!!

Te amo!!!
MANHÊ!!!

3 comentários:

  1. Minha Vida:
    Tudo na vida é uma fase...tenha paciência, pois vc mesmo vê que ele tb me chama de tia, é claro que menos do que com vc...porém é pior p/ mim...pq sou homem...rsrsrsr...ao menos podia ser tio, né?!
    Brincadeiras à parte...vc sabe o quanto ele te ama tb e que ele sabe falar mamãe tb.
    Como vc mesmo disse, quando ele quer as coisas ou o bicho tá pegando p/ o lado dele, aí ele fala...então tenha paciência e não leve isso com tristeza...
    Tenho certeza de que ele te ama tanto quanto eu...
    Bjs do Marido, Pai babão e Tia (as vezes p/ ele), Edu.

    ResponderExcluir
  2. Bom amiga, vc leu meu post ja né...entao o q eu tenho pra te dizer é: tenha paciencia! Por aqui ta FODA mas é o q temos q fazer...infelizmente eu nao sei ser esse buda q agacha e conversa olho no olho, eu grito, berro e ja dei tapas na bunda da anna INUMERAS vezes. Algumas me senti culpada mas na maioria nao! Ela mereceu mesmo!
    Isso vai passar! Tenhamos fé! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não sou mãe então posso estar escrevendo um monte de bobagem...
    Ele já descobriu que te chamando de tia é atendido mesmo que te deixe brava então ele te testa, tenta não responder para ver a reação dele.
    Quando eu e meu irmão éramos crianças ele chamava a minha dinda de dinda e a dele de tia como eu, quem sabe se o Edu começar a te chamar de mãe ele não repete?
    Sou fã da Super Nanny e ela coloca de castigo, sempre no mesmo lugar e com o tempo de acordo com a idade da criança, no programa funciona e duvido que se fizesse mal para a criança estaria na tv...
    Tomara que passe logo essa fase.
    Bjo

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho: