terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sobre Terceirizar


Ai papai!!! Senta que lá vem polêmica!!!
Já li muito sobre isso pelos blogs, mas o post da minha querida Than, que inclusive cita o meu caso me desperto vontade de escerver sobre o assunto e tenho tando para escrever que acho que um unico post não será suficiente...rs.

Terceirização - Contratação de terceiros, por parte de uma empresa, para a realização de atividades que não lhe são essenciais, a fim de racionalizar seus custos, economizar recursos e desburocratizar sua administração. (fonte:www.dicio.com.br)

Lendo o significado de nada me lembra a nossa história, ou melhor, a nossa vida... eu não me sinto terceirizando meu filho, eu e meu marido somos ultra presentes na educação, diversão, alimentação, saúde, sono, comportamento e desenvolvimento do nosso filho. Somos nós que levamos aos dois pediatras, homeopata e alergista; nós cuidamos do Dudu em tempo integral, mesmo quando ele está na creche ligamos para saber dele; conversamos muito sobre o comportamento do Dudu, se há algo errado e o que precisamos fazer para melhorar e dar tudo certo. Somos mega carinhosos, é surra de beijo o tempo todo lá em casa, inclusive o filhote nos chama para deitar na nossa cama porque sabe que é hora de beijo, agarrão, cosquinha e muuuita gargalhada gostosa.

Claro que a creche nos ajuda muito, ou melhor, somos uma equipe de sucesso, pois trocamos informações sobre tudo referente ao Dudu, desde um episódio de vômito que ocorreu no fim de semana até a mordida que ele deu no amiguinho ontem na disputa por um brinquedo. A creche deixa bem claro que educação é em casa, a creche instaura a rotina de sono, alimentação e higiene, além disso o desenvolvimento é ótimo, mas as descobertas são nossas, a emoção a cada conquista pertence aos pais.

Eu saio de casa cedinho para trabalhar e deixo meus amores dormindo e meu marido é responsável pela alimentação, troca de roupa, remédios e leva o Dudu para creche. Logo após o almoço ligamos para saber se ele comeu bem e se já tirou o soninho e além dessa ligação todas as informações referentes a medicamentos, banho, necessidades fisiológicas, comportamento e tal são trocadas através da agenda, fora que qualquer dúvida, insegurança ou preocupação minha eu ligo para a creche e deixo bem claro que eu e meu marido estamos a disposição e que liguem caso aconteça qualquer coisa com o Dudu. E mesmo que seja simplesmente para informar que ele está chatinho ou chorão eles ligam! Quando volto do trabalho é uma loucura, é casa, é roupa para trabalhar, é bolsa da creche para arrumar, mas Dudu está sempre comigo e estamos sempre brincado, beijando, brigando, seja o que for, mas estamos juntos!!! Ele me ajuda a guardar os sapatos, me acompanha enquanto lavo as louças, se agarra nas minhas pernas quando estou preparando o mingau... sempre juntinhos!!!

As noites e os finais de semana são intensos: cortamos as unhas, fazemos aquela faxina nos cabelos e orelhas, comemos coisas novas, brincamos demais, e sempre atentos, observando o comportamento do Dudu. Eu reparo tudo, sei bem o dia que ele está nervoso, chorão, dos dias de soluços intensos, se vem gripe por aí ou se alguma comidinha não caiu bem. Sei de cor qual fralda vaza e qual o deixa empolado. Organizo tudo do Dudu, roupas da creche, o guarda roupa em geral, remédios, higiene e meu marido atua na alimentação tosa semana indo à feira comprar as frutas e o coco que Dudu adora a água e na compra do leite e dos suquinhos de soja que Dudu tanto ama. Preparamos gelatinha, macarrãozinho, frango refogadinho, tudo com maior carinho para quem tanto amamos. Fora a comidinha da vovó e da bisa que Dudu simplesmente ama!!! Fico ligada quando sinto que o baby está crescendo e precisando de roupitchas novas, atualizo brinquedinhos ou detalhes do quarto de acordo com a necessidade do momento, atento para as roupas de cama sempre limpinhas, viro criança quando o assunto é entrar na brincadeira ou dançar ao som dos DVDs da Galinha Pintadinha ou dos Pequerruxos.

Para fazer Dudu escovar os dentes até lancei a dança do chic chic chic e o bichinho se esbalda de rir, mas nem sempre aceita escovar os dentes...rsrsrsrs. E isso tudo é tão delicioso, faço com tanto amor que a obrigação se torna prazer... é gostoso ver o crescimento do Dudu, que hoje ao invés de escovar os dentes no cadeirão pede para subir no troninho e escovar como nós na pia.

Quanto ao assunto de deixar com alguém, deixamos o Dudu já dormindo (de banho tomado, fralda limpa, e alimentado) com minha mãe e minha vó uma vez ao mês para eu poder ver o marido cantar. Antes do Dudu eu estava lá toda semana, mas não é fácil virar a noite e acordar às sete da manhã cheia de disposição para acompanhar o filhote. Deixo porque confio de olhos fechados e se algo acontecer é só ligar que em cinco minutos estou de volta e também porque eu sou filha de Deus, preciso ver gente, sambar um pouquinho e curtir o marido.

E depois desse pequeno post é que eu pergunto: será que eu terceirizo meu filho???

Acho que eu terceirizaria se deixasse ele na creche e não me preocupasse com nada, se não fosse presente, inteira e se não me deliciasse com cada novidade e acontecimento referente ao meu filhote. Lá em casa até nas doenças procuramso nos divertir, dormir agarrados, trocar muuuitos beijos!!!

Não conto quanto tempo estou ao lado dele, pois sei que mesmo de longe estou zelando por ele, providenciando as coisinhas necessárias, pensando nele com todo amor, morrendo de saudade e torcendo para que chegue o logo o final da tarde e eu posa ver aquele sorriso lindo vindo me abraçar.

Respeito as opiniões dos blogs em geral, tenho um pouquinho de inveja de quem pode se dedicar a maternidade em tempo integral, mas logo volto a minha realidade e sinceramente até curto o meu trabalho e o tempinho do almoço que me permite fazer as unhas, ver as vitrines e almoçar com amigas queridas. Leio que é essencial a criança ficar em casa até 1 ano para adquirir a tão sonhada imunidade, mas esse tempo de licença maternidade não cabe na minha realidade, engoli muitos sapos de todos os pediatras que perguntam se não temos uma vovó para cuidar do filhote ao invés de deixá-lo exposto às viroses da creche... mas sinceramente eu até prefiro, nossas mães trabalham fora e se Dudu tiver que pegar algo poderá ser brincando com um amiguinho na pracinha ou de nós mesmos em casa. Hoje os médicos que cuidam do Dudu nos conhecem bem, sabem da nossa realidade e até admiram nossa dedicação e cuidados com o Dudu, então acho que para ser mãe e pai em tempo integral não tem receita, não tem regra e muito menos cronômetro... mas sim... tem entrega!!!

E depois de pensar bem, ler bastante e escrever além da conta, posso garantir com muita humildade que não terceirizamos nosso filho, NÓS SOMOS PAIS DE PRIMEIRA!!!

 
Beijos!!!

3 comentários:

  1. Nossa minha Vida, falou e disse tudo!!!
    Amo VcS + e + a cada dia!!!
    Bjs do Marido apaixonado e do Pai babão, Edu.

    ResponderExcluir
  2. Cada um dá o que tem, e muitas mães não tem tanto tempo pra dar aos seus filhos. Sendo assim, se vc não se importa, vou reproduzir meu comentário no post da Than tá?

    ¨Sinceridade?
    Escola/creche não educam, mas ensinam. São coisas diferentes. Se pai e mãe (e avós, tios, padrinhos, quem seja) não educarem, terão filhos ogros no futuro. Falei!
    Gente, não acredito em terceirização da educação, pq somente quem cria é quem pode educar.
    O maior exemplo que uma criança tem vem dos pais, e são eles que ele/ela vai querer copiar. E escola não é uma extensão da nossa casa, é apenas uma parte da vida da criança. É importante conhecer a linha de educação da escola sim, mas não adianta pensar que é lá que ele vai aprender os valores essenciais pra vida. Ainda que o filho da Mariazinha passe 12 horas por dia lá, seu espelho serão seus pais.
    E outra, eu, como mãe, assumo totalmente a responsabilidade de educar meu filho. Isso trabalhando fora ou não. Quem terceiriza são os pais, à partir do momento em que se omitem e delegam. Quem se acomoda terceiriza. Se meu filho chega em casa da escola falando um palavrão inaceitável, o que eu faço? Vou lá cobrar da diretoria, vou questionar as professoras. Mas acima de tudo, vou sentar com ele e conversar, explicar que essa não é a conduta, que ele não tem que ser igual ao outro que fez coisa errada. Eu questiono à escola sim, mas a obrigação de orientar é minha, acima de qualquer pessoa. E tudo isso não tem NADA a ver com ser mãe em tempo integral ou trabalhar fora. Quer dizer que quem trabalha fora não tem tempo de educar? Me poupe! Minhas tias foram criadas pela minha mãe, pq a mãe delas minha vó trabalhava fora pra colocar comida na mesa. São pessoas exemplares em coerência e caráter. A filha de uma delas é a criança mais bem educada que eu conheço, e vai pra escolinha desde sei lá qnto tempo. Não importa se a mulher trabalha fora ou não. O que importa é que ela esteja envolvida no processo do educar.¨

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga esse assunto me cansou TANTO, fiquei tao triste com tantas "amigas" q se dizem, ou pelo menos se passam melhores mães do mundo pq passam 24 horas do dia com os filhos, tentando me fazer comprar q eu sou uma bosta de mãe pq mando a Anna pra creche...enfiiiiim....

    Cansei desse povo!
    Ng terceiriza filho primeiro pq filho não é mercadoria...rs..é filho!
    E depois q aaaaaaaaaaaaaaah...meu post diz por mim...rsrs

    Gente chata! rs

    Beijooooooooooooooos

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho: