quinta-feira, 7 de outubro de 2010

31 semanas


Seu corpo

Sua mente pode não estar, nem perto, de pronta para a chegada de seu bebê, mas o seu corpo já está fazendo preparativos. Uma das maneiras de se preparar é "praticando" o trabalho de parto com as contrações de Braxton Hicks. Felizmente, estes são geralmente indolor, embora um pouco chato, uma vez que podem ocorrer frequentemente (no meio da noite, durante uma reunião importante, quando você estiver tentando se concentrar na novela das 8, etc.)

Devido as contrações Braxton Hicks você sentirá um repentino aperto no seu útero. Esta é apenas uma pequena prévia do que vai se sentir com as verdadeiras contrações. Elas geralmente começam a tornar-se perceptível em torno do oitavo mês e podem tornar-se muito fortes, até ao final de sua gravidez.

Embora você não pode se livrar das contrações Braxton Hicks, existem algumas coisas que você pode fazer para se sentir mais confortável, como exercício suave (como caminhada) ou tomando um banho morno e relaxante.

Devido a pressão do diafragma pelo útero você poderá sentir dificuldade para respirar. Mas antes do fim da gravidez essa situação pode melhorar. Após a trigésima quarta semana de gravidez (especialmente se esta não é a sua primeira gravidez) você poderá voltar a respirar normalmente, é quando o bebê "desce" já se preparando para o dia em que finalmente virá ao mundo.

Seu bebê

A partir desta semana, o seu bebê continuará a ganhar cerca de 230 gramas por semana até pouco antes do nascimento (embora pareça ser muito mais a cada passo que você der). Outros destaques desta semana:

Devido ao crescente limite de espaço, os braços e pernas do seu bebê ficam bem próximos do corpo agora, essa posição é conhecida como a posição fetal (oh, então é daí que vem este nome!). E Mais, o seu bebê agora pode processar as informações de todos os cinco sentidos, então ela vai estar tudo pronto para cheirar o purê de batatas, saboreá-lo, sentir a textura de quando colocar nos seus cabelos, ouvir você brigar para tirar as mãos sujas de batata da cabeça e, em seguida, até ver o flash da camera que você pegou para registrar este momento.

Até agora, os pulmões do seu bebê é o único sistema que não está totalmente maduro. E por maturidade, não estamos dizendo que o resto dos sistemas do seu bebê estão suficientemente maduros para sair de casa depois das 10 da noite. Só queremos dizer que seus pulmões ainda precisam de um pouco mais de tempo, antes de poderem sair para o mundo.

Seu bebê pesa cerca de 1600 gramas e medidas um pouco mais de 40 centímetros, aproximadamente o mesmo comprimento daquela mini-saia que você costumava usar (e que irá novamente algum dia!).

Futuro papai

A mãe pode se queixar muito dos desconfortos dessa fase da gravidez. Escute-a e dê o seu apoio e compreensão. Ajude-a a relaxar à noitinha fazendo massagens nas suas costas e pés. Isso parece simples, mas pode ser difícil para você lhe dar com esses desconfortos.Incentive ela a dormir de lado, caso ainda não estiver, pois é a melhor posição para dormir. É cada vez mais difícil de dormir confortavelmente conforme vai chegando ao final da gravidez.

Lembre-se: ela precisa que você esteja do lado dela e o que você fizer por ela, também estará fazendo pelo bebê. É a melhor maneira de se tornar um bom pai.


> Meu Relato:

Acho que é a primeira semana sem fotos...aff!!! Mas não foi por mal nem por falta de oportunidades, pois final de semana saí diversas vezes e com modelitos variados para fotos, mas esqueci mesmo... ô cabeça de grávida!!!rs

Já comecei a semana tendo consulta e inacreditavelmente não tinha aquela lista de perguntas, apenas algumas dúvidas com relação a maternidade, licença e quanto ao marido assistir o parto, mas tudo esclarecido. Obvio, claro, até porque não seria eu se não rolasse o aumento do peso, mas minha médica disse que nem se sente no direito de me dar esporro, que me vê tão bem, mesmo com os quilos a mais... os exames estão todos ótimos, glicose normal, pressão ótima, filhote em posição cefálica, nada de cordão umbilical enrolado, nada de edemas na mamãe aqui... que benção!!! E depois de explicar que em setembro tive meus 3 chás de fraldas, meu aniversário e tal prometi que mês que vem engordarei menos, mas engordarei, senão não serei eu...

Também conversei com minha médica a respeito da minha situação no trabalho, pois o chefe já está pressionando para saber ao certo a data da minha saída até porque preciso treinar a substituta e deixar o trabalho todo esquematizado para a chegada dela. E daí que fechamos uma data e sairei de licença maternidade no dia 26 de novembro... cedo??? tarde??? Sinceramente não sei porque minha data provável do parto é 09/12, mas algo aqui dentro me diz que Dudu nasce final de novembro... então procurei achar um equilíbrio entre a data prevista pela médica e a data prevista pela minha intuição.

Então mediante essa decisão, meu chefe já foi comunicado da minha saída e inclusive já tive a oportunidade de ter um contato com a pessoa que me substituirá e estou a semana toda dedicada à organizar tudo por aqui. Deixando as pastas arrumadas, os procedimentos digitados passo a passo para que tudo dê certo, afinal nos meses que ficarei fora muita coisa acontece na empresa e quero fazer a minha parte deixando tudo esclarecido, mas sinto que na minha volta precisarei resgatar e trabalhar bastante para recuperar o tempo que ficarei fora, mas querem saber??? Nem quero pensar nisso agora, porque preciso me permitir abstrair isso tudo durante a minha licença... se a pessoa fará tudo certinho ou não já não é problema meu... a minha parte estou fazendo.

A fase agora é de comprar coisinhas que faltam e fazer coisas que tenho vontade e me fazem bem. Na verdade o que eu gostaria era de tirar umas férias antes do baby nascer, se a minha licença fosse de 6 meses, com certeza eu pediria minhas férias antes por causa do cansaço que está por aqui de novo... já não tenho mais aquela energia do segundo trimestre e sim tenho vontade de dormir mais, ficar mais em casa. Então mesmo com o trabalho em ritmo acelerado sem dó nem piedade eu procuro fazer algo que gosto na hora do almoço e quando chego em casa fico mais quieta... definitivamente cheguei na fase que no final do dias os pés doem, falta posição para aguentar o transito, o xixi me enlouquece, me tira do sério... e por isso queria mais sossego, mas faço o que posso para aliviar essas coisas.

Mas deixando as reclamações de lado as principais alterações dessa semana foram: sinto que minha barriga fica maior e mais dura a cada dia que passa; minhas roupinhas de ficar em casa estão apertadas e já não tenho muita posição para sentar no sofá e por isso acabo sempre na cama; a azia deu o ar da graça e mesmo incomodando um pouco não dou muita idéia muito menos deixo de comer o que tenho vontade por causa dela, mas a verdade é que já não tenho mais espaço para a comilança de antes...rsrsrsrs; mesmo usando o filtro solar em gel minha pele está oleosa como nunca; meu nariz está batatinha; minhas mãos e pés incham quando abuso do trabalho, do salto ou por causa do calor; mesmo com tudo apertado já não me sinto mais atraida pela moda gestante e para ser sincera tô morrendo de saudades dos meus jeans...

Agora o mais louco disso tudo é minha mente...afff!!! Tô louca!!! Esse turbilhão de sentimentos e pensamentos:

Amo minha barriga, mas tô sem posição e sem roupa...

Quero muito meu filho nos meus braços, mas será que darei conta do recado???

A barriga pesa, mas ele está tão protegido aqui...

Claro que quero que meu filhote nasça no tempo certo, mas tô doida para ver o rostinho dele!!!

Será que sou forte e que serei agraciada com o parto normal??? Quero sim, mas também morro de medo do desconhecido...rs

Será que a memória do meu corpo será como o da Adriane Galisteu??? Será que ele volta???

Tanta coisa na cabeça, tanta dúvida, vontade e insegurança... fico aqui no trabalho preparando as coisas profissionais, lendo sites de bebês, pensando no que falta comprar... rsrsrsrs. Nem quando durmo a cabeça descansa...rsrsrs

Desculpem o post longo, mas essa semana fiquei longe do blog, acumulei meus pensamentos e deu nisso!!!

Beijos!!!

9 comentários:

  1. Minha Vida: tenha calma e paciência e tudo dará certo e no seu próprio tempo.
    Deus está sempre nos abençoando!!!
    AMO VCS + QUE TUDO !!!
    Bjs em Vcs 2...do marido!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, acho normal esse monte de duvidas e questões que ficam rondndo sua cabeça, apesar de não ser mamãe ainda eu convivo com muuitas gravidas e as duvidas são quase as mesmas.
    Tenho certeza que vc tera o parto que tiver que ter, sem grilos, sem pressão, se for PN bem se for PC bem tbm. Descansa bastante e curte esse finalzinho, pq logo Dudu esta ai (09/12 é meu niveeer, sera que ele nascera nesse dia???)
    Deus abençoe sua familia.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Dê, minha querida, esta reta final veio com tudo né?
    Fique tranquila porque logo vai passar e a melhor parte ainda está por vir.
    Como te falei, dia 09/12 é meu aniversário e da Juh ai de cima também...rs Já pensou o Dudu nascer no mesmo dia? De qualquer forma, ele já será um sagitariano.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Nem preciso comentar o fato que estou amando o Dudu ser sagitariano como eu (e as meninas aqui em cima). A torcida é pelo dia 03! Hahahaha! :P
    No mais eu entendo esse seu turbilhão de dúvida. Eu, que nem casada sou, nem estou planejando filhos tenho dúvidas tão grandes quanto essas, imagina você, com um bebê lindo dentro dessa barrigão, virginiana que tem que saber de tudo antes pra sentir que tá preparada? Mas gostei de ver que sua preocupação agora saiu do neurótico pro saudavel e no fim tudo vai se encaixar... Depois quero saber em off quem vai ficar no seu lugar... vamos almoçar na próxima semana?
    beijoss

    ResponderExcluir
  5. Amiga, essas dúvidas são normais!
    Aproveite as últimas semanas com o Dudu ai dentro de vc... A vontade de vê-lo é imensa eu sei, mas depois vc sentirá mtas saudades até desse incomodo em dormir! rs
    Amo vcs
    Bjos bjos

    ResponderExcluir
  6. Ai meu Deus...qdo a gente se depara com esses pensamentos de reta final da um medinho nao da???????????? rs
    Farei exames semana q vcm tb!
    Menina, ta chegando ne....afff...nao parece q foi ontem???? rsrsrs

    Bjooos

    ResponderExcluir
  7. DE! Minha gravidinha linda! Fica tranquila que tudo vai dar certo.. sobre a azia quer dizer cabelo nascendo no Dudu!!!

    Caramba.. final do mes que vem já!!!! Loucura!!!

    Beijinhos pra vcs 3!

    ResponderExcluir
  8. Tú támt linda guria!
    Nossa
    asfotosdo ensaio ficaram demais.

    Parabéns

    eu ecaredito qtds esses teus medos são mais q normais.
    Eu sem engravidar tenho os mesmos, e td mãe d eprimeira viagem q conheço tem tbm

    Mais pode ter certeza q tem mt gente torcendo por vc.
    Eu sempre né?

    Um beijãop barrigudamais linda do mundo rsrs



    Nita

    ResponderExcluir
  9. Qto tempo não passo por aqui, e qto tempo não vejo esse barrigão... que saudadesss!

    Também acho que o Dudu chega em novembro, rs!

    Prima, vc já foi visitar a maternidade???

    Bjinhos pra vcs!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho: