quinta-feira, 14 de outubro de 2010

32 semanas

Seu corpo

É algo surreal assistir um pequeno pé circular em toda a sua barriga (e algo desconfortável começar a receber cotoveladas por um pequeno cotovelo na calada da noite). Agora que seu bebê está equipado, grande e móvel, você receberá chutes e cutucadas nos lugares mais inesperados.

Se você estiver sentindo solavancos repentinos, então provavelmente o seu bebê tem soluços. Mudar de posição, dar uma caminhada ou beber um copo d'água ou de suco as vezes podem fazer um bebê muito ativo se acalmar por um tempo.

> Comentários: Dudu essa semana está impossível...rsrsrsrs. Cada movimento que deixa minha barriga com um formato estranho demais. Até acho que ele não está mais na posição cefálica, sinto que agora ele resolveu ficar atravessado para ter mais espaço para seus malabarismos...rs

Seu bebê

Embora o seu bebê ainda permaneça ativo, o seus dias de praticar para tentar entrar no Cirque du Soleil estão quase terminado. Por esta época seu bebê vai se acomodar de cabeça para baixo em preparação para o nascimento. Outros fatos fascinantes:

Ambos, você e o bebê ganhando bastante peso neste momento. Você provavelmente ganhará quase meio quilo por semana, durante as próximas semanas, e metade desse volume estará indo para o bebê. Ele provavelmente vai duplicar seu peso nas próximas oito semanas.

Você já se perguntou o que seu bebê está fazendo aí por esses dias? Ele está ocupado piscando, olhando em volta, pegando coisas, fazendo caras, praticando a sua respiração, fazendo xixi e ouvindo tudo ao seu redor, exatamente o que ele vai fazer em relação aos três primeiros meses de sua vida, sem a platéia adorável e os flashes das câmeras.

A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. O feto começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico. As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o feto pode se arranhar. Os cabelos continuam a crescer.

Até o final desta semana, o seu bebê irá pesar cerca de 1820 gramas e medir cerca de 43 centímetros de comprimento, isso é aproximadamente a altura daquele seu lindo par de botas.

> Comentários: Talvez seja por isso que essa semana estou tão cansada, eu e o baby engordando, ele super ativo, com isso me restam as dores nas costas e o sono.

Sua vida

Como todas as compras para o quartinho do bebê, você pode ter esquecido outro importante espaço que necessita de compras: o banheiro. Não, querida, não me refiro aquele kit de banho da Natura, mas sim a uma caixa de medicamentos essenciais (talvez você prefira colocar em outro lugar). Fazer um pequeno estoque de analgésico, um termômetro, creme para assaduras, uma fralda e um sugador, podem poupar-lhe uma procura por uma drogaria 24h às 2 da manhã.

Não esqueça que daqui algumas semanas um pequeno ser também usufruirá o carro e também precisa de segurança. A cadeirinha de carro é um dos equipamentos mais importantes, pois o bebê irá usá-la logo que sair da maternidade. Pode ter certeza que o bebê estará mais protegido na cadeirinha do que em seus braços.

Falando em segurança...
Sua barriga está grande e redonda e ao usar o carro o cinto de segurança é extremamente desconfortável, não é? Lembre-se que o cinto é um equipamento para sua segurança e obrigatório. Para melhor acomodação, o cinto deve ser de três pontos e use-o na altura dos quadris, abaixo da barriga. Ajuste-o para não te machucar.

> Comentários: quero montar uma farmacinha, mas vou deixar isso para depois que tivermos a consulta com a pediatra que quero conhecer logo logo; a base do bebê conforto e o próprio já estão comprados, falta apenas o papai instalar no carro; e com relação ao cinto de segurança, realmente é um incômodo, mas eu procuro dar um jeitinho para a barriga ficar livre...rs

Faz bem comer...

Para melhorar a azia, comuns no início e final da gravidez, é importante evitar café preto em jejum, chá preto e mate, evitar frutas ácidas e vinagre dar preferência para chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, chá de frutas, bebidas alcoólicas, excesso de açúcar, doces e gorduras, temperos picantes - como pimenta do reino e molho inglês - dar preferência para alho, cebola, cheiro verde, orégano, manjericão e coentro, evitar deitar logo após as refeições e fracionar a dieta, comendo devagar e mastigando bem os alimentos. Um copo de água-de-coco gelada geralmente é indicado para aliviar o enjôo e a azia durante a gravidez.

Beba bastante líquido e coma boa quantidade de fibras, para aliviar a constipação.

> Comentários: realmente as azias aparecem de vez em quando por aqui, mas eu e minha gula não damos a mínima pra ela e sinceramente não perdi minha vontade de comer e comer, claro que a quantidade não é a mesma, mas quando o prato é apetitoso demais e eu abuso fico com falta de ar e sem posição no sofá, mas nada que um copão de água e fazer algo (lavar louça, arrumar algo) não faça isso melhorar...rs. A prisão de ventre também quer se fazer importante, incomoda, mas eu tenho um santo remédio: leite quente com um poquinho de café... faz milagres!!!

É bom saber...

Licença Maternidade. A empregada gestante tem direito á licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário.

Procedimentos:

  • PERÍODO DE PERCEPÇÃO: O salário-maternidade é devido à segurada da previdência social, durante cento e vinte dias, com início vinte e oito dias antes e término noventa e um dias depois do parto, podendo ser prorrogado.
  • VALOR: O salário-maternidade para a segurada empregada consiste numa renda mensal igual à sua remuneração integral.
  • NOTIFICAÇÃO AO EMPREGADOR: A empregada deve, mediante atestado médico, notificar o seu empregador da data do início do afastamento do emprego, que poderá ocorrer entre o 28o dia antes do parto e a ocorrência deste.
  • PARTO ANTECIPADO: Em caso de parto antecipado, a mulher terá direito aos 120 dias previstos na Lei.
    GARANTIAS Á EMPREGADA GESTANTE: É garantido à empregada, durante a gravidez, sem prejuízo do salário e demais direitos:
    • I – transferência de função, quando as condições de saúde o exigirem, assegurada a retomada da função anteriormente exercida, logo após o retorno ao trabalho;
    • II – dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares.
  • INÍCIO DE AFASTAMENTO: O início do afastamento do trabalho da segurada empregada será determinado com base em atestado médico ou certidão de nascimento do filho.
> Comentários: já ficou resolvido aqui com meu chefe e com a empresa que me contrata que minha licença terá início dia 29.11 e já informei à minha médica dessa decisão. Além disso me informei que logo que o Dudu nascer preciso enviar um fax com os documentos da maternidade para a empresa para eles darem entrada no plano de saúde do meu filhote.

Futuro papai

Parte do papel de pai é, sempre que possível, o acompanhamento de todas as consultas e exames da mãe, bem como a frequência de cursos de preparação para o nascimento. Estes ajudam no esclarecimento de dúvidas, na adaptação à nova situação e no ensino da preparação para o nascimento propriamente dito. O grande dia está se aproximando, tente não marcar nenhum compromisso para os dias que ela tiver consultas e aulas pré-natal.

> Comentários: nem sei por onde começar os elogios com relação ao papel de pai... o marido está sendo um super companheiro, super carinhoso, dedicado, cuida da casa super bem e está sempre disposto a ouvir minhas loucuras de grávida...rsrsrs.

Com relação aos preparativos falta pouca coisa (que eu lembre):
> Marcar consulta com a pediatra;
> Comprar o pijama do papai;
> Comprar o protetor do colchão;
> Finalizar a necessaire da mamãe para a maternidade;
> Comprar a argola para os móbiles da cortina que a dinda fez;
> Comprar saquinhos e fazer os cartões para as lembranças.


Beijos!!!

6 comentários:

  1. E agora são mesmo os detalhes finais neh Dê!
    Deus abençoe para que esse finalzinho seja ainda mais lindo do que foi toda a sua gravidez, e com um marido bom que te ajuda melhor ainda. =)
    beijoos

    ResponderExcluir
  2. Dê, o meu protetor de colchão comprei ne feira (uma das únicas coisas que comprei lá, rsrsr), e vc sabe que agora no comecinho de novembro tem uma, né?

    ResponderExcluir
  3. Minha Vida: AMO VCS + QUE TUDO!!!
    Só tenho que agradecer a Deus todos os dias por ter colocado VCS em minha jornada aqui na Terra.
    Bjs nos 2, do Marido!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai gente que emoção! Está chegando a reta final! Estou muito feliz, como eu disse ontem, que esteja tudo saindo conforme o esperado e planejado! :)

    beijos

    Julie
    http://comeongirlz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho a mesma impressão de que o Rafa está atravessado. Tem horas que estou sentada e sinto-o chutando o osso da minha bacia hahaha
    Azia é uma constante aqui, todos os dias eu me sinto mal de alguma maneira.
    Prisão de ventre, graças a Deus, não sei o que é!
    Obrigada pelas dicas da mala de materniade!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É amiga, tá chegando...
    Pelo visto, organização é seu sobrenome, né? rs

    beijinho

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho: