quinta-feira, 21 de outubro de 2010

33 semanas


Seu corpo

Neste ponto você provavelmente está preocupada ao extremo sobre o trabalho de parto. Você pode até imaginar como você gostaria que fosse a sequência de eventos: as contrações são breves e indolor e, em um empurrão, aparece o seu bebê com um suave fundo musical. Isso é fantasia, mas o importante é ser flexível e se preparar para pequenas surpresas que podem ocorrer. Além disso, mantenha uma mente aberta, na medida do uso de medicação e quem vai te ajudar quando a hora chegar.

Pesquise suas opções de analgésicos. Existem inúmeras opções naturais, além de opções de medicamentos para aliviar dores do parto. Agora seria um bom momento para decidir quem você quer na sala de parto com você. Não aconselhamos você convidar alguém que você pode ficar envergonhada ao ver o que está acontecendo "lá em baixo."

Você também pode querer começar a pensar sobre o que você irá colocar na sua bolsa para ir ao hospital. Não esqueça do seu batom e lip-gloss! Quando todos querem tirar uma foto de você e do bebezinho, você vai nos agradecer.

> Meus comentários: com certeza agora está batendo aquele medinho do parto, da dor desconhecida, mas do mesmo jeito que bate o medo, vem a vontade de ver o rostinho do meu filho e senti-lo nos meus braços; Ainda não conversei com a minha GO sobre a anestesia, provavelmente será na próxima consulta; Minha companhia para a sala do parto não poderia ser ninguém diferente do meu marido, que está sendo um ótimo companheiro, paciente, carinhoso e dedicado... fico só na dúvida se ele conseguirá tirar alguma foto...rs.

Sobre a bolsa da maternidade, a do baby está prontinha e na minha falta organizar a necessaire com os itens de higiene e comprar a bendita cinta.

Seu bebê

A grande novidade desta semana é que o sistema respiratório do bebê está quase completamente maduro. Isso significa que se o seu bebê nascesse nesta semana, chances são que ele seria um bebê saudável com apenas uma pequena ajuda dos seus amigos (também conhecido como UTIN ou UTI Neonatal). Algumas das características específicas são:

Seu bebê pode agora detectar luz e saber a diferença entre a noite e o dia (claro que essa capacidade irá milagrosamente desaparecer depois de nascer quando ficar a noite toda gritando). Seas pupilas irão contrair e dilatar em resposta à luz. Se você ligar uma lanterna em direção à sua barriga, o seu bebê pode "fugir" para longe da luz, como se dissesse: "Para com isso, mãe. Isso é muito chato."

Os ossos do crânio do seu bebê são macios e ainda não estão fundidos em conjunto. Em outras palavras, agora não é hora de ensinar-lhe como cabecear aquela bola levantada na área. Esta flexibilidade permite que os ossos se sobrepõem, possibilitando essa viagem para baixo, no apertado canal do nascimento (e resultando na surpreendente cabeça de coneque o seu bebê irá ter nos primeiros dias pós-parto. Não se preocupe, é absolutamente normal e é para isso que inventaram os chapéus.)

Seu filho vai continuar armazenando umas gramas, ganhando cerca de 220 gramas por semana daqui para frente .

Seu bebê pesa cerca de 2050 gramas, o mesmo tanto de um pato adulto, e é cerca de 44 centímetros de comprimento.

> Meus comentários: nunca imaginei que fosse sentir tanto meu filho, é algo inexplicável... essa semana parece que ele está fazendo um curso de expressão corporal aqui dentro...rs. Me peguei sentindo movimentos iguais, consecutivos e com pequena amplitude e meu marido lembrou dos soluços e agora já consigo identificá-los... lendo sobre isso descobri que é sinal que ele está desenvolvendo os pulmões, resumindo, ótimo sinal...


É bom saber...

Caso aconteça um parto antes do esperado é bom estar prevenida. Deixe a mala do bebê e a sua organizada e pronta para levar à maternidade. Tenha sempre por perto o telefone de algumas pessoas com disponibilidade que possa pedir ajuda em caso de emergência.

Aproveite e verifique se não falta mais nenhuma peça ou utensílio para completar o enxoval ou quarto do bebê. Organize o quarto do bebê.

Deixe com alguém os telefones de pessoas que você queira que sejam avisadas do nascimento do seu filho.

Futuro papai

As mães não são as únicas a achar que precisam arrumar a casa para a chegada do bebê. Conheça algumas dicas para canalizar sua energia enquanto espera o grande dia:
  • Limpe o quarto do bebê e ajude nas tarefas da casa. Atividades físicas, como cuidar da decoração do quarto, podem ser excessivas para a gestante no final da gravidez, mas o pai não tem desculpas.
  • Faça o percurso até a maternidade e descubra o tempo necessário para chegar lá. Busque caminhos alternativos para os horários de maior tráfego.
  • Se a maternidade está aberta à visitação, marque uma hora e vá com sua parceira: a medida aumenta a confiança e o conforto dos pais.
  • Cuide-se. Alimente-se adequadamente, durma bem e pratique exercícios. Em breve, sua parceira e seu bebê exigirão grandes doses de energia.
  • Conforme a data prevista para o parto se aproxima, talvez seja preciso mudar sua rotina de trabalho para estar sempre por perto da sua esposa. Tenha sempre consigo seu celular ou deixe os números de telefone onde pode ser encontrado. Adie as viagens longas e, sobretudo, mantenha a calma.
> Meu Relato: essa semana estou melhor que a passada, porque apesar do cansaço estou empolgada com meu filhote, todos os dias quando chego em casa fico bordando as coisinhas dele para ajudar no controle da ansiedade e tenho isso como uma forma de me sentir com ele, parece que cuidando das coisinhas dele automaticamente já estou cuidando dele e isso tem sido muito bom pra mim.
O inchaço chegou e como eu não estou muito satisfeita com a nova profissional que faz a drenagem eu não tenho feito com a frequencia que fazia antes e logo agora que eu estava precisando de uma forcinha... mas a verdade é que incho bastante na canela e sinto meu rosto inchado... o rosto me incomoda, mas a canela eu procuro não dar muita idéia, apenar faço a minha parte bebendo bastante água e sempre que possivel repousando.


Beijos!!!

12 comentários:

  1. Ai q delicia ne?
    Amiga, SOLUÇO...Anna Laura esta tendo todo dia, chega a ser comico...rs
    A primeira vez q aconteceu eu ja identifiquei mas fiqueina duvida, agora tenho certeza, é soluço...e li q pode ser até tosse, acredita?

    Bjoooos

    ResponderExcluir
  2. Minha Vida: Estamos na reta final...falta pouquinho p/ podermos ver o rostinho do nosso Dudu...e graças a Deus ele está bem!!!
    AMO VCS + QUE TUDO !!!
    Bjs do Marido!

    ResponderExcluir
  3. Gente, falta pouquinho mesmo! :)
    Que coisa boa!
    beijossss
    Julie

    ResponderExcluir
  4. Reta final, que delicia e que ansiedade neh!
    Parabéns pela gravidez super tranquila!
    beijos enormes

    ResponderExcluir
  5. CARACA! Falta pouquissimo!! Ta linda!! E que barrigao!!!!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dê!
    O Rafael soluça muito, já fazem alguns meses. No começo eram várias vezes ao dia, e agora a frequencia diminuiu. Dá um dó ver o bichinho sacolejando lá dentro rsrsrs.
    Quanto ao inchaço, por aqui não acontece sempre, só quando eu fico muito tempo de pé, ou ando demais. A Bonafont tem me ajudado muito, ela é realmente eficaz. Vc poderia experimentar e ver se funciona com vc.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa Dê, que friozinho na barriga!!!
    Já está quase ai, falta mto pouco!!!
    Vc está linda!
    Bjo grande em vcs

    ResponderExcluir
  8. Falta muito pouco Dê! Tb não vejo a hora de ver o Dudu rsrsr. Mil felicidades hj e sempre pra vcs.


    Um super beijo

    ResponderExcluir
  9. Tem mais espaço para crescer essa barriga? Primaaa, tá muitooo grande!!!!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  10. ui ta chegando ... levei um susto quando vi ali do lado 44 dias ... ai meu Deus ...
    Não vejo a hora de ver o dudu em seus braços !
    Muitos e muitos beijos !

    ResponderExcluir
  11. Dê, logo lgoo Dudu ta ai hein ?!

    Vc ta lindona !!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Amiga, adorei te ver! Você está lindaaaa!!!

    beijos

    Julie

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho: