terça-feira, 27 de julho de 2010

20 semanas

Genteeeeee... empolgada em mostrar as fotos eu esqueci de postar sobre as 20 semanas que complestamos na quinta-feira passada, mas aí vai:

Seu corpo

Tão temidas pela maioria das grávidas, as estrias cutâneas representam um problema estético muito freqüente, uma vez que se calcula que aparecem em cerca de 75% dos casos. São mais freqüentes na primeira gravidez; se não surgirem na primeira gravidez, é raro que o façam depois, salvo que exista um grande aumento de peso, por exemplo, como conseqüência de uma gravidez múltipla. Podem começar cerca do sexto mês, e aparecem principalmente na barriga e nos seios.

As estrias são uma resposta ao estiramento cutâneo. O que acontece é que as fibras elásticas e de colagêno que sustêm e dão resistência à pele se rompem e depois forma-se uma espécie de cicatriz. Além do crescimento rápido da barriga e dos seios, sabe-se que as hormônios que se multiplicam na gravidez influenciam o seu aparecimento.

Apesar de não ser possível prever quem é que vai ou não desenvolver estrias, a predisposição genética constitui um fator muito importante. Infelizmente não existe uma forma segura de preveni-las quando a mulher já tem esta propensão. De qualquer forma, o cuidado da pele é fundamental, pois se a pela estiver seca, as fibras que se encontram na epiderme rompem-se com maior facilidade, ocasionando esses desagradáveis sulcos na superfície. Uma boa medida é aplicar regularmente um creme nutritivo, emoliente e hidratante com vitamina A, óleo de amêndoas, e outros compostos especiais para melhorar a resistência cutânea. Estes produtos aplicados diariamente ajudam a pele a manter-se nutrida e hidratada, ou seja, melhor preparada para suportar o estiramento. Também é recomendável vestir roupa interior que, sem apertar, apóie a barriga e o peito, para aliviar a tensão.

E ele não pára por aí. Outras alterações cutâneas como acne e erupções cutâneas também são comuns durante a gravidez. Portanto, se estiver saindo por toda parte, você não está sozinha e vão sumir em breve.

O seu útero deve estar agora na mesma altura do seu umbigo. Após essa semana, você deverá estar crescendo em torno de 1cm por semana. Os médicos medem o tamanho do útero para ajudar a traçar o crecimento do bebê. Cada médico tem a sua maneira de medir mas o objetivo é o mesmo. Ao saber de suas medidas, não tente ficar comparando com outras mulheres grávidas pois como dito, cada médico mede de forma diferente (uns usam o umbigo como ponto de referência e outros o osso púbico) e cada mulher bem como o seu bebê vai crescer em proporções diferentes.

Seu bebê

Esta é a semana a maioria das mulheres recebe uma notícia muito importante, revelada pelo ultra-som. Se o seu bebê não for tímido, o órgão genital pode ser visto claramente neste ponto. Será que o bebê faz xixi de pé ou sentado? Bom, isso depende de como você estiver, rs... mas, brincadeiras a parte, se você estiver interessada, você pode deixar o consultório sabendo se você está carregando um menino ou uma menina.

Outros destaques desta semana:

Agora o seu bebê já tem estabelecido padrões de dormir similar a um recém-nascido. Muitos bebês já têm uma posição preferida dormir. Alguns tiram uma soneca com o seu queixo descansando sobre seu peito, enquanto outros tiram um cochilo com a sua cabeça para trás. Muitos bebês nessa idade já tem ciclos de sono e atividades, de modo que você pode saber antes de sua chegada se você tem uma coruja da noite ou um pássaro da manhã.

Se o seu bebê é um menino, os testículos dele descem da pelve para a bolsa escrotal. Se for uma menina, seu útero está totalmente formado e do resto das suas "partes" estão em desenvolvimento. (Será que é muita informação?)

Deste ponto em frente, o seu bebê irá destinar a maior parte de sua energia para ganhar peso e, coincidentemente, você também vai! Neste momento a medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 14 e 16cm, tem aproximadamente o tamanho de uma lata de Red Bull (que tem em sua formula uma quantidade demasiada de cafeína para uma mulher grávida tomar, ou seja, fique longe). O peso do feto é agora de 290g aproximadamente.

Faz bem comer...

Bananas são ricas em potássio, portanto auxiliam a evitar caimbras e o cansaço nas pernas. Mas não como muito pois prendem o intestino se comer demais.

É bom saber...

Como na gravidez tudo fica diferente no corpo feminino, os pés merecem cuidado especial. A mulher deve escolher um modelo de calçado que seja bonito - pois ela deve manter seu charme e estar realmente bela -, mas acima de tudo que lhe ofereça bem-estar e saúde para os pés.

Segundo a ginecologista obstetra Alba Lúcia Ramos Zucco, desde o momento em que a gravidez foi confirmada, a gestante precisa se preocupar com o tipo de sapato que está usando.

"Durante toda a gestação, os calçados devem ser confortáveis, adequados à estação e devem ter um salto discreto de 2 a 4 cm, e base larga".

Para a médica, também se deve evitar as rasteirinhas e os chinelos. "Não são apropriados. O salto é aconselhável - até 4 cm - para melhorar a circulação venosa dos membros inferiores, e facilitar o caminhar".

Um calçado inapropriado pode causar vários problemas durante a gestação, mas não interfere no momento do parto, segundo a médica.

"Sem salto, ocorrem dor nas pernas e problemas nas circulações, nos de salto acima de 5 cm ou muito finos aumento do risco de entorces e quedas, que podem causar traumas tanto para a mãe quanto para o bebê", explica a ginecologista, que desmitifica a crendice de que salto alto causa varizes.

Futuro papai

Você pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e o parto e deve participar, junto com a mãe, de todas as aulas. É hora de conhecer várias maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma. Alguns pais são relutantes enquanto outros ficam entusiasmados com os cursos para gestantes. Você deve participar ativamente e perguntar muito sobre as suas dúvidas. O mais importante é que você vai compartilhar a experiência com outros pais e vai perceber que você não é o único a sentir medo de ser pai.

> Meu relato:

Cada dia que passa fico mais emotiva com a gravidez, fico me questionando se serei uma boa mãe, se darei conta de ser mãe, esposa, filha, funcionária, amiga e tal, mas ao mesmo tempo me sinto realizando um sonho que eu sempre planejei... cada coisinha que compramos ficamos pensado em como ficará no baby, se ele nascerá grande, careca, se será calminho como a mãe ou danadinho como o pai... é uma ansiedade maravilhosa.

O meu lugar predileto tem sido a minha cama em todos os sentidos, pois é nela que faço as coisas que mais gosto no momento que é: dormir, relaxar, curtir os movimentos do bebê e como ela fica localizada em frente a porta do quarto do baby, mesmo ele ainda estando em obra me pego várias vezes olhando na direção e imaginando como ficará a decoração, como será que ele se comportará no quartinho dele e que logo logo aquele quarto abrigará o maior presente que recebi na vida, o meu filho...

Como as revistas e sites dizem, realmente essa é a fase mais gostosa da gravidez, pois todos já enxergam minha barriga e eu não estou indisposta como no começo nem cansada como estarei no final. As roupas ficam escassas a cada dia que passa e eu ainda nãe desci do meu amado salto... diga-se de passagem aprovado pela minha médica, pois não sou maluca. O bom dessa fase de já sabermos o sexo é que cada dia que passa ganhamos mais coisinhas para o baby...

Sinto que meu cabelo também melhorou com o shampoo que a dermatologista indicou, tanto que não uso mais secador e muito menos a prancha... agora está tudo natural. A pele está oleosa, mas nada absurdo e a gula está sendo controlada na medida do possível, sofro com o ganho de peso, mas também não vou estragar um momento tão gostoso e ficar me martirizando... durante a semana reduzi muito doces, frituras, refrigerantes e o arroz e nos finais de semana me permito algumas estripulias... vamos ver se na proxima consulta levarei esporro...rs

Agora o que mais me incomoda essa semana é minha gengiva, está muito sensível, sangrando quando escovo os dentes e sinto que está inchada em algumas regiões, mas li que isso é normal e como fui ao dentista há pouco tempo e ele disse que estava tudo aparentemente bem, deixarei a proxima consulta mais para frente.


Beijos!!!

12 comentários:

  1. Minha Vida: AMO VCS + QUE TUDO NA VIDA !!!
    Bjs do seu Marido, EDU.

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaaaaaaa,

    Amei o post!!!! Vc está lindonaaa!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Lindas todas as fotos postadas até aqui...é tão legal ver a evolução da barriga,né?
    Já marcou a data das fotos?
    Vai ficar show...sua barriga já está grandona!
    beijocas

    ResponderExcluir
  4. Lindas fotos!!!

    Barrigona linda demais!!

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  5. Filha querida você está linda,e ontem dia 26 de julho - dia dos avós - o primeiro meu, estou radiante, pois tenha certeza estou muito feliz e não vejo a hora de ficar com o nosso Dudu no colo olhando bem para êle e dizer o quanto esperei por este dia e o quanto amo.Agradeço sempre Deus por me dar vocês como filha,filho e neto.
    Beijos e a boba aqui não escreve mais por se emocionar toda hora. EU AMO VOCÊS...

    ResponderExcluir
  6. Filha querida esqueci de falar que o nosso Dudu vai ficar no quarto que foi seu e que eu preparei para você com o mesmo amor, carinho...e você vai ver êle também vai ser um ótimo filho como você é.
    beijos da mamãe que agradece sempre a Deus.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, denovo...vc ta linda! rs
    Eu tb sofro com a gengiva q sangra! Afff...rs
    Olha é uma fase unica mesmo...mas eu ainda ñ consegui relaxra 100% mas to a caminho de...rs
    Como ainda nao sei o sexo, paramos com as comprinhas, pq alguns itens eu faço questão de q seja da cor certa...rs...o resto será verde!
    Amiga qdo é a sua DPP?

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Adoro seus relatos!!!
    Ih...gengiva cmg tbm é um problema...sangra horrores. Ainda bem que sabemos que é super normal!

    Chegou na metade do caminho!!! Daqui pra frente é contagem regressiva!

    Bjão, Dê!

    ResponderExcluir
  9. Oie prima, quase não escrevo mais pq estou sem computador, mas entrei hj no momento certo...
    Olha só, pergunta para sua médica se vc pode fazer um bochecho com Periogard, melhora o sangramento... agora estou atendendo na conde de bonfim com um horário alugado de uma amigo meu, se vc quiser ir lá eu dou uma olhada...
    Amei as fotosss, estão lindasss! E o ensaio já tem data?
    Bjus!

    ResponderExcluir
  10. amiga chegou na metade ja!!! \o/
    E ta linda de viver!!
    Bjos em vcs dois queridos!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o seu relato... não tenho tido tempo de vir aki sempre, mas sempre que venho gosto de ler tudo...
    rsrs
    vc está linda..
    E querida, mt obrigada pela força no meu blog viu?
    bjao

    ResponderExcluir
  12. Ai to me sentindo péssima de não acompanhar esse barrigão mais de perto... Amiga, parece que tá passando tão rápido! Você está cada vez mais linda e Dudu ocupando espaço, hehehe Mesmo com todos os cuidados que vc está tomando, permita-se mais pois é uma fase única (bom, é o que me contam). Vamos marcar um almocinho na semana que vem? Saudades de fofocar, amigaaa!
    beijos

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho: