quinta-feira, 6 de maio de 2010

9 semanas


Seu corpo:
Neste momento, você pode parecer mais como uma modelo da Victoria's Secret do que uma mulher grávida. Uma dos lados positivos, ou negativos, dependendo do número do soutiens que você usava antes, é um peito mais voluptuoso. Habitue-se. Provavelmente, eles ainda vão crescer ainda mais, e isto é ainda antes de ter leite neles! Seu parceiro pode estar excitado pelo novo formato, mas junto com um aumento de tamanho, provavelmente você está experimentando dor e sensibilidade. É bom dizer para seu parceiro: "É bonito de olhar,mas não de tocar". Use um sutiã que dê suporte às suas mamas sem apertá-las e você vai sentir mais alivio.
Sua cintura pode estar aumentando e você ainda pode apresentar um pouco de azia e empachamento após as refeições. Seu corpo está se adaptando aos hormônios da gravidez (estrógeno e progesterona - que aumentam seus níveis sangüíneos para cerca de 10 vezes os níveis antes da gravidez). Não se preocupe se você notar seios que eles estão mais pesados ou mudanças em seu mamilo. Estas mudanças são normais (mesmo que você achar que eles parecem anormais). Aproveite o seu novo peito enquanto ela dura (ou não se preocupe ... não é permanente). Depois de gravidez muito provavelmente eles voltaram as proporções iguais a de pré-gravidez.
***************************************************************************
Seu bebê:
Grandes notícias! Você pode ser capaz de ouvir os batimentos cardíacos esta semana com a ajuda de uma ultra-sonografia, um dispositivo que captura o som do coração do bebê, tuctu. A primeira vez que você ouvir coração do bebê, o seu próprio coração pode saltar uma batida, é a primeira verdadeira prova de que há alguém crescendo dentro de você! Se você não consegue ouvir os batimentos cardíacos, não se preocupe, o seu médico irá verificar novamente em apenas algumas semanas.
Outra espantosa evolução desta semana: O bebê está começando a se mover, mas você não será capaz de sentir alguma coisa por algum tempo. No bebê já está crescendo mamilos e folículos de cabelo (embora ainda existe uma chance de você dar à luz uma carequinha!) Seu pâncreas, vesícula biliar, canais biliares e ânus estão todos no lugar. A cabeça do seu bebê é a metade do tamanho de seu corpo. Sua minúscula cauda está a começando a diminuir de tamanho, dando ao Junior uma forma mais humana e menos anfíbio. Até agora, todos os fetos têm a mesma aparência "lá em baixo." Esta semana, no entanto, o seu bebé vai começar a desenvolver quer genitália masculina ou feminina. Ainda vai levar mais algumas semanas até que se possa distinguir com exatidão. Se você pudesse olhar dentro de seu útero agora, você poderia ver que seu corpinho está com uma aparência mais humana e que seus órgãos, músculos e nervos estão começando a funcionar. Pálpebras estão quase cobrindo os olhos. Até então eles ficaram descobertos. Suas orelhas estão evidentes e bem formadas. Suas mãos ficam dobradinhas e se encontram mais ou menos na altura do coração. Sua cabeça está mais ereta e o pescoço está mais desenvolvido. Nesta fase, o feto está como aproximadamente 1 polegada de comprimento, com o tamanho de uma azeitona de martini. E pesa umas 2 gramas, um pouco menos que uma moeda de um centavo.
****************************************************************************
Faz bem comer...
Os cereais, biscoitos (água e sal) e as torradas são boas opções para o café da manhã para auxiliar a minimizar os enjôos. Ingerir muito líquido nos intervalos das refeições também precisa ser hábito da mulher que pretende se livrar do malestar. Já durante as refeições, a ingestão de sucos e outros líquidos pode contribuir para ocorrência dos sintomas. As frutas caudalosas são boas aliadas. As frutas caudalosas são boas aliadas. As mais ácidas como laranja, limão, kiwi, abacaxi, auxiliam no alívio da sensação de náusea. O chá de gengibre também é indicado para combater náuseas e vômitos e o seu consumo é permitido para gestantes.
É bom saber... As náuseas ainda são presentes e sua gengiva ainda está muito sensível por isso, procure seu dentista para descartar a possibilidade de uma gengivite. Uma boa dica para acabar com o excesso de salivação, caso ainda ocorra, é alimentar-se de 2 em 2 horas e, entre estas refeições, comer alguma fruta cítrica. As mamães podem apresentar problemas dentários durante a gravidez. Esses problemas sempre estiveram associados à falta de cálcio no organismo. Hoje se sabe que acontece uma alteração na saliva das gestantes por causa dos hormônios da gravidez que provocam cáries e sangramentos gengivais.
****************************************************************************
Futuro papai:
Vamos falar um pouco da atividade sexual. Muitas mulheres têm uma alteração do desejo sexual durante o 1º trimestre. Isso é devido, em parte, ao mal estar matinal. Por outro lado, outras mulheres, longe do controle de natalidade, tornam-se verdadeiras maníacas sexuais. Em ambos os casos o que está acontecendo é normal.E você? Os pais também podem experimentar uma alteração de desejo. Com o aumento do volume mamário (as mães não mostram muito isso) você pode se sentir como um garoto de 16 anos, atraído por aqueles seios "bojudos". Mas, ao mesmo tempo, pode estar preocupado em machucar o bebê durante a relação ou fazer alguma coisa que possa prejudicar a gestação. Fale com o médico para aliviar seus medos. A mãe pode não estar naquele seu "pique" ou vice-versa. Novamente é preciso entender que os hormônios também provocam uma certa labilidade emocional. Ora ela está eufórica e bem, ora está deprimida e chorosa. Se os dois estão bem humorados, aproveitem. Caso contrário, tentem entender e juntos conversem a respeito do seus estados de espírito. Fale com ela a respeito de suas preocupações.
****************************************************************************
Meu relato:
Com o retorno à rotina do trabalho o sono e o cansaço voltaram com força total, tanto que quando chego em casa só quero saber de jantar e dormir. Durante o dia consigo controlar melhor minha alimentação, mas à noite tem sido impossível resistir ao prato cheio no jantar.Outra coisa que me preocupa bastante é o fato de eu ter abandonado a academia, primeiro eu parei por ordem médica até completar o primeiro trimestre, mas confesso acho que não vou voltar porque lá fico restrita a esteira gastando um dinheiro que está sendo sagrado no momento. Por isso vou tentar uma vaga na yoga do trabalho que é grátis e consultarei minha médica a respeito do transport que tenho em casa... ela liberando é uma forma de não ficar parada e não gastar.
Mesmo não sendo um exemplo de boa alimentação, muito menos sarada eu sempre me preocupei com estética, estar no peso ideal e tal e nesse momento é muito estranho ter que aceitar que não é só a barriga que está crescendo... os seios estão grandes, mamilos escurecidos, cintura está deixando saudade... quando reparo essa parte fico tristinha, mas quando penso que isso tudo está acontecendo porque uma vida cresce dentro de mim tudo isso passa e volto a conversar com a barriga e a fazer planos para o futuro.
Outra coisa nova na minha vida é o fato de perder alguns minutinhos caprichando na maquiagem que confesso ser uma negação para fazer, mas estou tentando... O motivo principal é que estou acordando com aquela carinha inchada de sono e cheia de espinhas, daí resolvi dar um up na produção me maquiando para quem sabe assim chamar a atenção para os meus cílios e não para as minhas espinhas...rsrsrsrs.
Presentes que "ganhamos":

body presente da vovó

sapatinhos presentes da vovó e da dinda

bermudinha e sapatinhos da dinda

body que ganhamos da dinda

fraldinhas presente da Tia Mari



Beijos!!!

10 comentários:

  1. Oi Denise !!!!!!

    Menina, tem noção de que só hoje eu percebi que os blogs "vips" não atualizam automaticamente na minha lista de blogs favoritos no meu blog ???? Puxa ... fiquei um tempão sem passar por aqui ... e quanta coisa eu perdi ....
    Desculpa !!!!!

    Vou colocar a leitura em dia viu ???

    Parabéns por este momento mais que especial que vocês estão passando !!

    Beijinhos enormes !!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Como fiquei feliz com esta notícia!!!! A maternidade é uma benção de Deus!! Desejo a você e ao seu marido toda, toda, toda a felicidade do mundo nesta nova etapa de suas vidas!!!! Bjs da amiga de sempre!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Denise, qe lindeza esses presentinhos..
    qndo eu tiver meu baby vou qrer uns bodys com essas coisinhas fofas e engraçadas escritas,rs.
    marido já disse qe a primeira roupa independente do sexo será o mini uniforme do Corinthians, mereço né?!
    hahah
    beijo, feliz dia das mães!

    ResponderExcluir
  4. Dê, mesmo grávida vc continua 'sarada'...olha a barriguinha tanquinho tentando ganhar forma...rs
    Vc está linda, amiga! E vai continuar cada vez mais.
    Este momento é pleno!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Amigaaa vc tá super em forma!!
    Barriguinha linda demais!
    Nem se preocupa que você vai ser uma grávida linda!
    E parabéns pelo primeiro Dia das Mães!!
    PS: Cuida bem da minha "daminha" ou do meu "pajem" hahahahaha

    Beijosss
    =)

    ResponderExcluir
  6. Oi,Denise!
    Hj estamos entrando na 14ª semana e graças a Deus, estamos muito bem!
    Só quando estou com muita fome e que me sinto um pouco enjoada, fora isso estou bem.
    Adorei os presentinhos, é muito fofo ganhar presentes pro baby. Esse fim de semana ganhei um conjunto lindo de uma amiga que veio me visitar. Se quiser ver me adiciona lá no orkut que tem as últimas fotos, da barriguinha e da família também: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12236360934463233338.

    Bjus,
    Dani!

    ResponderExcluir
  7. Amiga, eu aprendo muito sobre gravidez no seu blog! É quase um guia, hehehe Você está cada vez mais linda e os presentes são todos uma graça (exceto o sapatinho do Flamengo... Não dá, não aceito! Hahahahaha!). Saudades de você!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Vc está uma gravida linda! E seus seus modestia parte rsrsr já reparando estão lindos hehehe.

    Beijos em vc e no bebê!

    ResponderExcluir
  9. vc é uma das gravidas mais lindas que eu ja vi ! Ta a cada dia mais linda (tem umas que embarangam na gravidez)...
    Amei esse body vermelho disk dindinha ! tuudo ! rss

    bjo

    ResponderExcluir
  10. Aiaiai, eu nem me preocupei com nada, aproveitei para comer muito, rsrsrs!
    Tô doidinha para saber o sexo, apesar de achar que quem vem por ai é a Alice, mas preciso de uma confimação, né?
    Amo VOCÊS!
    Bjus!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho: