quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vantagens

Quem me acompanha aqui no blog sabe que eu sofri demais com o fim da licença maternidade... aliás eu sofri muito antes da licença acabar. Não conseguia pensar que ficaria tantas horas longe do filhote, achava que não ia conseguir trabalhar direito e tinha muito medo que ele não se adaptasse bem na creche.

E como as coisas aconteceram??? Antes mesmo do Dudu nascer nós já sabíamos em qual creche ele ficaria e optamos por fazer a adaptação dele de forma gradativa e comigo ainda de licença, foi algo preventivo, pois temíamos esse processo. Me preparei de todas as formas: planejei o horário do Dudu na creche, comprei roupinhas confortáveis e baratas e até hoje cuido para que tudo dê certo no período em que ficamos longe... organizo a bolsa, mando sempre as fraldas e outros itens na data solicitada e qualquer alteração na saúde do Dudu eles me telefonam porque sabem que buscamos ele na hora. Eu sofri demais no primeiro dia de creche, o que era para durar 2 horas, durou 6 porque o filhote se adaptou de primeira... e eu chorei por quase 6 horas...rs

No decorrer dos dias fui me acostumando e procurando fazer outras coisas, cuidar da casa, organizar meu guarda-roupas para o retorno ao trabalho e tal. Mas o que mais me abalou nessa fase foi que ao mesmo tempo que retornei ao trabalho veio a tona do fato que a imunidade do Dudu ainda não tinha se adaptado à creche e eu como mãe de primeira viagem quase pirei, porque além de voltar a trabalhar, voltei deixando meu filho debilitato em casa com meu marido.

Nesses 6 meses que o Dudu frequenta a creche eu vivi momentos de todos os gêneros, desde as váááárias doencinhas que além de me abalar de preocupação com o filhote, me deixaram preocupada com minha situação aqui no trabalho até as surpresas agradáveis da primeira lembrança do dia das mães e de perceber como meu filho é simpático e comunicativo. E enquanto estou no trabalho ligo para saber se ele está bem, se comeu direitinho, mas procuro não ficar pensando no que ele pode estar fazendo, afinal preciso trabalhar...rs.

E como eu fiz para superar a dor da separação??? Será que eu superei???
Sinceramente não sei porque da mesma forma que existem as vantagens que descreverei abaixo, existem também os momentos de recaídas, da saudade profunda depois de um final de semana grudados ou da eterna culpa pela ausência. Mas eu procuro pensar que eu não tenho outra opção, preciso estar aqui pelo dinheiro, pelo plano de saúde e hoje vejo que também pela minha saúde mental.

Trabalhar depois da maternidade tem sim suas vantagens, eu não as enxergava há um tempo atrás, mas hoje as vivencio:
  • eu me tornei uma multimulher, me sinto mais dinâmica, útil e realizada, pois mesmo tendo faxineira eu cuido de várias coisas de casa, das roupas do Dudu, da organização da bagunça. Além disso, quando saio do trabalho vou direto pra casa cuidar do meu filho.
  • meu relacionamento com meu marido melhorou muito e dessa forma o casamento agradece... foi delicioso ficar em casa durante a licença cuidando do filhote, mas não sei pela rotina pesada ou pela falta de espaço eu me tornei uma mulher mais chata do que já sou, sério mesmo, eu reclamava de tudo: do tempo, da casa, da bagunça, se o marido dormisse, se o filho não dormisse, do cabelo arrepiado, da unha por fazer e por aí vai. Hoje não tenho mais muito tempo para reclamar tanto assim...rsrsrs
  • Tudo bem que ainda não tenho tempo para fazer algo por mim como uma academia ou uma ida ao shopping com as amigas, mas voltar a trabalhar me permitiu voltar a ver as modas na hora do almoço. Eu almoço rapidinho e aproveito para ver as vitrines, compras coisinhas para o Dudu, presentes para alguém que esteja aniversariando ou até mesmo me permito comprar algo para mim.
  • Trabalhar fora me permite fazer minhas unhas semanalmente, quando o Dudu não adoece nas quintas-feiras, dia sagrado de manicure da mamãe aqui!
  • Voltar a trabalhar exigiu que eu redescobrisse a mulher vaidosa que sempre fui, me fez dar nó em pingo d'água com as roupas que eu tenho no armário, me fez apostar ainda mais nas maquiagens (não saio de casa sem) e praticamente me obrigou a voltar com as escovas pela praticidade e porque acho bonito.
  • aqui no trabalho eu posso me dedicar mais ao blog, voltei a ter mais contato com minhas amigas, voltei a saber mais do mundo!!!

Quero deixar bem claro que não estou levantando a bandeira que toda mãe deve voltar a trabalhar fora não!!! Pelo contrário, quem puder curtir mais a cria, curta mesmo!!! Mas quem não puder, faça do limão que a vida te deu uma limonada...rsrsrs

Na maioria das manhãs venho de coração partido ao deixar meu filhotinho gostoso dormindo com o pai, mas tenho no meu marido um aliado nessa minha luta diária, pois sei que ele cuida muito bem do nosso filhote até o horário da creche e saio daqui correndo, sempre correndo... louca de saudades e contando os minutos para que comece a minha segunda e mais prazerosa jornada de trabalho, afinal ser mãe é uma dádiva, mas dá trabalho!!!
minha primeira jornada

minha segunda e deliciosa jornada

Mil beijos!!!

4 comentários:

  1. AMO VC em todas as suas jornadas!!!
    Principalmente por fazer parte da minha Jornada Integral nessa Vida!!!
    AMO VcS + QUE TUDO !!!
    A CADA DIA + E + !!!
    Bjs do Marido e Pai babão, Edu.

    ResponderExcluir
  2. Sabia que você ia se adaptar! Você sempre foi multimulher, amiga! Agora ela só aflorou ainda mais e amadureceu! Aliás, vc me deve um almoço pra olhar modas e fofocar e comer bolo de chocolate e discutirmos meu futuro! Hahahaha! :P

    beijosss de quem te adora

    Julie

    ResponderExcluir
  3. Nossa Dê eu adorei esse post sabia ?
    Pq têm pessoas q às vezes nos julgam por voltar a trabalhar depois q o filhote nasceu, por colocá-lo em creches ou deixá-los com babá, mas, se esqueçem q essa é uma díficel decisão q nós mães temos q tomar, e q isso doí sim !
    Além disso, nem todas podem se dar ao luxo de simplesmente sair do emprego não é ?
    Arrasou Dê !
    Bjo !

    ResponderExcluir
  4. de e eu te admiro...por tudoisso!
    Sabe amiga,eu me arrependo um pouco sim de ter parado de trabalhar por todas essas vantagens q vc citou! Isso vale MUITO a pena!
    Amo ver as evoluções da Anna sim, mas CANSA.Cansa demais a ponto de uma ida ao banco se tornar um evento...rs...ficar em casa CANSA.
    Mas eu nao tinha com quem deixar a anna enao teria $$ prapagar uma escola decente pra ela ficar...uma merda!

    De te admiro...

    Te adoro...

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho: