segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Salto de Desenvolvimento?

Oiiii... o final de semana foi ensolarado e Dudu pegou um solzinho gostoso na piscina, mas bem longe da água, pois está com uma tosse insistente. Mas já foi medicado e tenho fé que logo logo passará...

Mas o que ainda não melhorou foi a dificuldade que estamos passando na hora de dormir. Logo eu que sempre me senti privilegiada pelo filhote ter se adaptado super bem em dormir no berço, pelo fato de eu colocá-lo lá ainda acordado e apenas fazer carinhos a cantar... eu e o marido estamos super cansados com essa maratona e cada dia acontece de uma forma diferente.

De quarta-feira pra cá o nosso ritual foi por água abaixo... colocamos Dudu no berço e depois de quase 1 hora tentando fazê-lo dormir ele simplesmente faz um escândalo, chora tão forte que parece que estamos o machucando e isso acaba comigo (emocionalmente). Algumas vezes conseguimos acalmá-lo fazendo-o dormir na nossa cama, outras vezes no colo o que é algo super cansativo já que Dudu está super pesado. Fora que no decorrer da noite ele tem crises de choro compulsivo que instantaneamente acabam quando o levantamos... em uma noite após a crise de choro meu marido o levantou e ele simplesmente só queria ficar sentadinho no colo, ficou por horas assim... parece que quer chamar atenção, quer companhia ou simplesmente não quer dormir.

Sei que não é dor porque o choro para assim que o levantamos, pensei no nariz entupido, e logo que ele fica chatinho eu já brinco com o marido dizendo que Dudu tá de Pico!!! E hoje ao chegar no trabalho pesquisei sobre o assunto e li isso aqui ó:

Salto de Desenvolvimento

Seu bebê anda chorando muito? Não está dormindo bem? Querendo só ficar no colo?
ATENÇÃO MAMÃE, PODE SER UM SALTO DE DESENVOLVIMENTO!

Veja o que pode estar acontecendo...
O fato é que os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, e sim às vezes dão uma acelerada, outras vezes fica mais devagar etc. Existe um livro holandês que contém toda a cronologia destes saltos. O livro diz que o período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho... O que acaba acontecendo é que ele quer voltar à base, ao que é conhecido, ou seja, MAMÃE.

Então, nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com frequência também comem e dormem pior.

E segundo os autores, depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta à normalidade. Acho que deve haver uma certa variação entre bebês, mas a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores é a seguinte:
*05 semanas / 1 mês

*08 semanas /quase 2 meses

*12 semanas /quase 3 meses

*19 semanas /4 meses e meio

*26 semanas /6 meses

*30 semanas /7 meses

*37 semanas / 8 meses e meio

*46 semanas / quase 11 meses
- esse seria o nosso caso
*55 semanas / quase 13 meses

*64 semanas / quase 15 meses

*75 semanas / 17 meses

Ainda segundo os autores, depois de uma crise o bebê de repente começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz. Então durante as crises é só ter um pouco de paciência, logo passa...

O segredo é termos PACIÊNCIA, AMOR, CARINHO, COLO, ETC... Pois passa rapidinho!


(Fonte: Gravidez Caminho de um Sonho
)

Então, espero que seja um Salto de Desenvolvimento essa fase nebulosa que estamos passando lá em casa e que tudo volte ao normal logo logo, afinal mamãe e papai estão preocupados, cansados e estressados e Dudu não está dormindo bem, está irritado, comendo pouco e choramingando demais. Uma certeza temos, que estamos no dedicando totalmente a esse momento e como sempre enchendo nosso filhote de atenção e carinho.

Sequência de Duduzices:
Ótima semana!!!
Beijos!!!

3 comentários:

  1. Minha Vida:
    Com fé em Deus tudo irá voltar ao normal...é apenas uma fase do nosso Dudu...
    Bjs e Amo VcS D + e + !!!
    Do Marido e Pai babão, Edu.

    ResponderExcluir
  2. Vai passar e só ter calma e controle e especial muito carinho e isso tudo sei que vcs tem. Dudu esta cada dia + gostoso. Estou com saudades dele

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga Michelle (Blog: Mikelli "Mamãe Sabe Tudo" http://www.mikelli.com/) tava falando exatamente sobre esse livro holandês e os salto de desenvolvimento. A Milena dela está acho que com quase 2 meses e também está passando por isso, ou seja, tudo normal! Adorei as Duduzices!

    beijos

    Julie

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho: