quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Rotinando

Ai ai... assunto polêmico!!!
Costumo ser rotulada de chata, certinha, cricri e tal, mas meu estilo de vida é esse e pelo visto vai continuar sendo... Sou da rotina mesmo, sempre fui, planejo tudo que posso!!!
Antes do Dudu tinha minha rotina esquematizada para malhar logo cedo, trabalhar, fazer minhas coisinhas (unha, cabelo e compras) na hora do almoço, minhas tarefas de casa e meus finais de semana na praia com o marido.

Na gravidez eu li muito, inclusive a Encantadora de Bebês e "sonhava" implantar a rotina do livro no meu dia-a dia com Dudu, mas não foi bem assim que aconteceu...

Dudu nasceu e ficamos perdidos, meu marido e eu e a rotina era algo que não existia lá em casa. Dudu "mandava" nos nossos horários, tanto que lembro de um dia que eu e o marido nos olhamos lá pelas 16:30 e falamos: - eu ainda nem escovei os dentes hoje!!! Tivemos momentos desesperadores, afinal era tudo muito novo para nós três e até hoje passamos por adaptações, mas hoje estamos mais confiantes que tudo dará certo, o que no começo foi complicado. Acho que pelo fato do Dudu não dormir direito à noite, o que gerou cansaço e nos obrigou a dormir durante o dia enquanto ele dormia tudo ficou muito bagunçado. Juntou a nova fase de termos um bebezinho para cuidar, a casa bagunçada já que ficávamos nela o tempo todo, o cansaço, sei que tudo conspirou para não termos uma rotina de início.

Mas nada como um dia após o outro e pouco antes do Dudu completar 3 meses começamos a implantar uma rotina... e tudo foi acontecendo muito naturalmente, as nossas vidas foram se reorganizando e hoje, apesar do cansaço, posso dizer que estamos adaptados à "nossa" rotina, ou melhor, à rotina do Dudu...rs.

7:00 - Dudu acorda + vitaminas + higiene + mamadeira
9:15 - Fruta
11:30 - Almoço
14:15 - Fruta
16:30 - Jantar
18:30 - Mingau
20:00 - Ritual do sono: troca de fralda + remedinho + luz apagada + mamadeira
20:30 - Dudu dorme (coloco ele no berço, faço cafuné e canto para ele dormir)
Entre esses horários, Dudu brinca bastante, é estimulado, recebe muito carinho, assiste os desenhos que adora, toma banho, brinca no tapetinho, no berço ou no cercadinho e sempre oferecemos água de coco ao filhote. Durante a semana ele fica na creche de 10 às 18h, mas essa rotina que seguimos é extamente a rotina da creche e optamos por isso justamente para que ele não sentisse tanta diferença entre o lar doce lar e a creche.

Claro que há dias que a rotina é alterada seja por um compromisso nosso, alguma consulta médica ou por alguma fase de pico ou salto, mas procuramos estar em casa na hora do ritual do sono do filhote, não por chatice, mas porque já comprovamos que dormir mais tarde o deixa mais agitado e com menor qualidade de sono. Na minha opinião, não custa nada procurarmos fazer nossas coisas durante o dia para estarmos em casa na hora do filhote relaxar...
Mas o tempo passa e com ele precisamos ajustar nossa rotina e costumes... ontem foi um exemplo que o bebê é adaptável, mas ao mesmo tempo se apega ao que lhe oferece conforto e proteção. Eu troquei o protetor do berço por um mais largo para que o Dudu não colocasse as perninhas e os braços para fora quando estivesse dormindo, só que como ele é mais espesso precise retirar o meu travesseiro que coloco ao lado do Dudu (ele dorme abraçado ao meu travesseiro desde que foi para o berço) pois o espaço para ele dormir ficaria muito reduzido... cadê que o filhote pegava no sono??? Tentei travesseiros menores ele ficava brincando jogando os travesseiros, tentei sem travesseiro e ele ficava rolando, daí coloquei o travesseiro até ele pegar no sono e improvisei um travesseiro mais estreito, do comprimento do meu e deu certo... depois da maternidade até costureira eu virei...rsrsrsrs.

Então é isso, sempre fui a favor da rotina, agora então, sou fã!!! Mamãe e papai agradecem as noites mais tranquilas e o bebê fica mais alegre e tranquilo...
Beijos!!!

2 comentários:

  1. Ai amiga...rotina!
    Sou taxada de chata tb! Aqui a rotina é rigorosa. Anna tem hr pra tudo!E eu tento seguir isso a risca. Mas écomo vc falou, tem dias q nao da, claro! Mas se nao da, se eu saio muito da rotina me sinto hiper culpada! (mimata...rs)

    Mas eu acho q ter rotina é fundamental.(olha to achando q isso é coisa de virginiana! rsrsr)
    Bom eu amo rotina...rs...eu tb esquematizo TUDO antes...rsrs...aloka!

    Bjooos
    (amiga uma coisa q eu toprate perguntar...como vc faz a higiene bucal no Dudu???? eu uso aquele dedal de silicone só com agua e passo na boca da anna. mas nao sei se isso ta certo! tenho medo dela ter carie sei la..é assim mesmo? ou vc usa algum creme dental algo assim:???me ensina??? rs)

    ResponderExcluir
  2. Rotina definitivamente é coisa de virginiano! Hahahahaha! Imagina eu e um bebê! Vai ser uma loucura! Mas já começo a pensar nisso, tanto tempo de namoro, a idade chegando... Enfim, você é minha ídola, amiga! E sei que o aniversário do Dudu tá chegando, mas o meu vem antes, viu?! :P

    beijos

    Julie

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho: