quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ioga

Oiiiii... com esses dias gelados a minha gripe continua me acompanhando e com ela vem o nariz entupido, corisa, dor de cabeça... essas coisinhas básicas.

Mas passei por aqui para falar das aulas de ioga que recomecei essa semana na academia do trabalho. São duas vezes na semana e por não ser focada apenas na gestante e sim num público em geral o professor me orienta durante a aula por causa das restrições (posições de barriga para baixo, torção de abdomen e invertidas), substituindo as posturas e exercícios contra-indicados por alongamentos ou exercícios respiratórios. O que eu achei mais legal foi que ele disse para acima de qualquer coisa eu focar no meu limite, ou melhor, o que eu perceber que não vai me fazer bem é para eu não fazer... e assim eu estou me adaptando e adorando. Não tenho dúvidas que a prática me ajudará muito por ser uma modalidade de baixo impacto (não sobrecarrega as articulações), onde os exercícios respiratórios e a meditação permitem que eu fique mais conectada ao meu e às mudanças dessa fase, o que me dá uma sensação de tranquilidade e bem-estar.

Difícil mesmo é acordar mais cedo que o normal para ir à aula, mas quando chego lá e pratico os exercícios, posturas e meditação tenho a certeza que valeu a pena o sacrifício.

Separei para vocês algumas posturas ótimas para relaxar (dá para fazer em casa):

1. Pranayama Sentada ou deitada, com a coluna ereta, inspire lenta e profundamente pelo nariz, preenchendo bem os pulmões. Expire também pelo nariz lentamente.

2. Uttanasana Em pé com as pernas afastadas e com a ponta dos pés voltada para fora (a distância entre os pés deve ser maior do que a largura do quadril), encoste as costas e o bumbum na parede e flexione as pernas lentamente, escorregando o quadril em direção ao chão. Mantenha o bumbum fora do solo, se preferir, coloque um bloco (específico para a prática da ioga) ou um cobertor dobrado para apoiar. Deixe os cotovelos levemente apoiados sobre os joelhos e una das mãos em frente ao peito. Esta postura fortalece a musculatura das pernas e do assoalho pélvico.
3. Catuspadasana Fique em quatro apoios, deixando os joelhos na largura do quadril e as mãos na largura dos ombros. Inspire, elevando ligeiramente a coluna e descendo a cabeça em direção ao peito. Exale, descendo a cintura e elevando a cabeça. Mantenha o ritmo da respiração. Esta postura fortalece as articulações e previne dores nas costas.
4. Viparita Karani Deite-se com as costas no chão e coloque uma almofada, não muito alta, na região lombar. Encoste o bumbum na parede e estenda as pernas para cima. Apoie as mãos na barriga e repouse. Esta postura alivia o cansaço das pernas e da lombar e melhora a circulação.
5. Savasana Deite-se sobre o lado esquerdo do corpo. Deixe a perna esquerda estendida e a direita flexionada e apoiada em um travesseiro. Use também uma almofada para apoiar a cabeça (na altura do ombro). Feche os olhos e visualize mentalmente cada parte do seu corpo. Não faça movimentos e aproveite esse momento de tranquilidade para se conectar ao bebê. Depois de se sentir completamente relaxada, retorne os movimentos de pés, pernas, mãos e braços se espreguiçando de forma lenta.

Beijos!!!

5 comentários:

  1. ai que legal ... morro de vontade de fazer yoga, mas aqui os preços das aulas estão lá nas alturas .... Por tudo que eu ja li sobre ... tenho certeza que vai ser otimo pra vc e seu baby !

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Ja fiz ioga por um tempo e era uma delicia.
    Queria voltar a fazer mas sei la, tenho receio pq eu sempre voltava pra casa dolorida..rs
    Vou fazer (por recomendação medica) hidroginastica. Preciso me movimentar pra nao reter liquido e qlq coisa q façamos, é bem vindo amiga! :)

    Bjooooos

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiz ioga...já fiz alongamento...e adorava!

    ResponderExcluir
  4. Seguiu meu conselhoooo!!! Êeeeee!!! Hahahahaa! É isso aí,amiga! A yoga é uma ótima aliada para nossa respiração, concentração e vigor físico! Seu baby vai ficar bem feliz depois das aulas, hehehe Estou feliz que vc esteja cada dia melhor! Vai ver essa gripe e não desiste da yoga não! Você melhor do que ninguém conhece os meus dilemas, mas eu sinto que eles estão próximos de se resolverem, então agora é ter fé e paciência! Mas vc sabe como eu sou, né? Fico ansiosa, hehehe beijossssss

    ResponderExcluir
  5. Vc ta mt linda vc sempre foi bonita mais garvidinha se superou
    tais lindona!

    mil beijos

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho: